Dicas

Dicas Pedagógicas para melhorar a resposta visual das crianças com baixa visão.

As crianças que apresentam visão subnormal podem apresentar diferentes dificuldades, não podemos utilizar os mesmos recursos e adaptações para todas. A dica é:

    • – Faça um teste de fonte e contraste, lembrando que o melhor contraste é fundo branco e letras pretas ou fundo preto e letras brancas. Este teste é para leitura de perto, distância máxima de 40 cm e mínima de 5cm sem auxílio óptico.

 

    • – O teste de fonte é bem simples, construa um material com letras, números e ou desenhos com fontes de tamanhos 12, 16. 24 e 36, recomendo Arial Black ou Times New Roman;

 

    – A impressão deve ser de boa qualidade;

Aplicação do teste: certifique-se de que o local esteja com boa iluminação, que a luz não esteja refletindo no material e que na mesa não tenha nada para tirar a atenção visual do aluno(a), sente-se ao lado do seu aluno(a) e ofereça um material por vez, ou seja, mostre três palavras com a fonte 12 caixa alta, sendo uma delas com fundo preto, depois três palavras na fonte 16 caixa alta e uma delas com contraste e assim por diante.

Imagens:

 

Teste de fonte

Imagem ilustrativa do teste de fonte

Na hora do jogo e desenho não deixe seu aluno(a) com deficiência visual sem atividade:

Para educação infantil:
Jogo para educação infantil baixa visão:

Material: 10 bolas grandes brancas, 10 bolas menores preta e um arame de 20 cm.
Objetivo; trabalhar contraste, tamanho, sequencia, quantidade, atenção, etc.

Variações:
1 – pedir pro aluno(a)deficiente visual total enfiar uma bola grande e uma pequena, caso tenha resíduo visual peça pra ser uma bola branca e outra preta, até que preencha todo o arame.
2 – Peça pra colocar uma bola grande e duas pequenas ou uma branca e duas pretas( até preencher o arame);
3 – Pode variar de acordo com o conteúdo trabalhado em sala, pode fazer adição e subtração utilizando este material e inventar novas variações.

Ofereça este jogo que é simples e estimula o raciocínio lógico, desenvolve o conceito de igualdade, lateralidade e exercita a discriminação tátil;
Nome: Cópia
Material: Dois pedaços de arame de 20cm cada; 21 tipos de contas para colar de diferentes formatos para o modelo e a mesma quantidade de contas soltas, uma caixa pequena para armazenar o jogo.
Regra: Analise o modelo, você pode escolher o lado que quiser para iniciar, mas no final o que você construir deverá ser idêntico ao modelo, ou seja a quantidade e ordem das contas devem ser as mesmas.

Imagem.

 

 

Jogo 2: Solte me se puder
Material: Um cadarço de tênis, uma argola, 10 objetos pequenos.
Coloque a argola no centro do cadarço, ao lado direito amarre uma tesoura, um chaveiro, uma bolsinha de plástico, um cadeado, etc. do lado esquerdo da argola amarre outros objetos de modo que a argola fique solta entre eles.
Objetivo do jogo: Libertar a argola
Este jogo trabalha o poder de analise, lateralidade e estimula a percepção tátil.

 

 

Jogo 3: Encontre a chave

Material: 5 a 6 cadeados de diferentes tamanhos
Prenda em uma corrente várias chaves diferentes no mínimo 20 entre as quais estarão as chaves que abrirão os cadeados.

Neste jogo poderá ser observado a noção de organização, de tamanho, espacial, movimento de pinça, estratégia utilizada etc.

Pular para o conteúdo